quarta-feira, 13 de maio de 2009

110 anos: "Vitória, tu tens grande história"

Desde de pequenos aprendemos que o 13 de maio representa o dia em que a Princesa Isabel assinou em 1888 a Lei Aúrea, terminando (oficialmente) com a escravidão no país. Mas na Bahia, também ainda bem pequenos aprendemos que o 13 de maio é uma data especial para uma grande instituição e que ao longo dos anos tornou-se um dos grandes clubes do futebol brasileiro. O Esporte Clube Vitória. Há exatos 110 anos, era fundado por iniciativa dos irmãos Artur e Artêmio Valente, o Club de Cricket Victória. A principio o cricket era o único esporte praticado, mas já nos anos seguintes o clube foi abrindo espaço para os demais esportes praticados pelo mundo. Remo (1902), futebol (1903), atletismo (1905), tênis (1906) e tiro esportivo (1908). Mais tarde, em 1920, a natação, o pólo aquático, o basquete, o vôlei e o tênis de mesa.

"O teu pavilhão tem feitos de glória"
O clube que nasceu alvi-negro, mudou de cor apenas em outubro de 1901, quando por sugestão de César Godinho Espínola, ex-remador do Flamengo, adotou o rubro negro em seus uniformes. Nessa mesma época, passou a se chamar Sport Club Victoria, já que o cricket não era mais sua única atividade. Em 1905, com a compra de uma sede na Barra, que o Vitória passou a ser chamado de "Leão da Barra". O Leão foi em homenagem aos leões que ainda hoje podem ser vistos na entrada da mansão dos Valente, no Corredor da Vitória, onde o time foi fundado.

Em 13 de setembro de 1903, o rubronegro fez sua estreia no futebol, derrotando o São Paulo-Bahia, time formado por integrantes da Colônia Paulista, por 2-0. De lá pra cá muita coisa mudou e muitas outras histórias passaram a fazer parte da bela tragetória do Leão. Muitos foram os rivais Galícia, Ypiranga e o principal deles, o Bahia, nascido em 1931. Até o começo dos anos 70 eram apenas 8 títulos estaduais (mais 10 torneios Ínicio e mais 2 Taças Brasil Nordeste), uma torcida fiel que dividia espaço com a do Bahia, à época já em maior número e dos outros rivais, que até aquele momento tinham torcidas consideravéis. Mas nem por isso as conquistas daquela época podem ou devem ser menosprezadas. Pergunte a qualquer rubronegro com pouco mais de 40 anos sobre o Baiano de 72. Você verá brilho nos olhos e a certeza de que é impossível esquecer a gloriosa conquista de Osni, Mário Sérgio e André Catimba, três dos maiores ídolos da história do Leão.

Veio a década de 80, momento de começar a construir um novo Vitória. Em 9 de novembro de 1986, é inaugurado o estádio que muda a história do futebol baiano, o Manoel Barradas, a partida é Vitória 1 a 1 Santos, o estádio é reinaugurado em 25 de agosto de 1991, com o jogo Vitória 1 a 1 Olímpia do Paraguai. Motivo de orgulho da nação rubronegra, o imponente santuário do Barradão passa a representar a força do novo Vitória que toma pela primeira vez na sua história, a hegemonia estadual. Desde a reinuaguração em 91, o Vitória ganhou 13* estaduais, contra 6* do Bahia e 1 do Colo-Colo.

Um querido rival
A década de 90 foi decisiva para que o Vitória entrasse para o hall dos grandes do país do país. O ponta pé inicial foi dado em 92 com o vice campeonato brasileiro da Série B. No ano seguinte o grande salto. Quem esteve na saudosa Fonte Nova na tarde daquele 12 de dezembro de 93, jamais esqueceu. O rubronegro baiano estava na sua primeira final de campeonato brasileiro, e quis o destino que contra a máquina do Palmeiras de Edilson, Edmundo, Evair, Luxembrugo e comapanhia. Apesar da derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, nunca esqueci daquela festa, passei a ver o time que via como "o grande rival" com outros olhos.

A música que tomou Salvador naquele período jamais saiu de minha cabeça: " A festa já começa na ladeira, o corre-corre, corre-corre sem parar, a torcida rubronegra está chegando, Vitória! Vitória! Faz mai um gol pra me alegrar". E assim o time apelidade de "Brinquedo Assassino" mostrou ao mundo um dos principais trabalhos de divisão de base deste país. O time dos meninos da Toca, tinha Dida, Rodrigo, Vampeta, Paulo Isidoro, Alex Alves e tantos outros garotos que tiveram a responsabilidade de mostrar a nova cara do Leão ao mundo.

Nos anos seguintes vieram mais resultados significativos, o 3º lugar no Brasileirão de 99 eliminando o Vasco nos playoffs e eliminação nas semifinais da Copa do Brasil de 2004 deixavam claro, o Vitória já era sim, um dos grandes do futebol nacional. Os grandes tropeços também vieram e no mesmo 2004, após o "quase" na Copa do Brasil e do tricampeonato baiano, o time que chegou a liderar o Brasileiro daquela temporada, foi rebaixado para Série B e no ano seguinte para a C.

A reconstrução começou e dois após o fundo do poço, o Leão já estava de volta a elite do futebol nacional. O Vitória de tantas histórias tem neste 13 de maio muito o que comemorar e os admiradores deste grande clube, muito o que aplaudir.

Um comentário:

Ítalo Oliveira disse...

A Glória da Bahia!!!!!!!!!!