sábado, 23 de maio de 2009

Torcida de 1ª, time de 2ª e diretoria e organização de 3ª

A torcida como sempre fez sua parte e foi em grande número a Pituaçu, mesmo debaixo do dilúvio que caia em Salvador. A diretoria do Bahia e a empresa Outplan, contratada pela Sudesb para confeccionar os ingresso não confiaram no torcedor e poucos ingressos foram impressos, resultado, muita confusão nas bilheterias.

Faltando pouco mais de 10 minutos para o começo do jogo, várias pessoas - inclusive eu - se aglomeravam nas bilheterias tentando comprar ingressos. A venda foi suspensa temporariamente para que novos ingressos fossem impressos, uma vez que a primeira leva havia terminado. Muita demora e reclamação, a bola rolou a nada do problema ser resolvido, até que o Bahia abriu o placar com Evaldo. A chuva havia dado uma trégua e o atabalhoado zagueiro subiu mais alto que a defesa do Ceará e abriu o placar em cobrança de escanteio de Leo Medeiros. O gol trouxe alegria, mas também revolta ao grande número de torcedores que perderam o grande momento do jogo. Só a caráter de informação, no meu caso, nos dois últimosjogos no estádio, perdi os três gols. Os dois de quarta entre Vitória e Vasco e o deste sábado. Que fase.

Passavas dos 15 minutos, quando chegaram os ingressos, que pela demora, devem ter sido impressos no Fazendão, sede do Bahia, na Federação Baiana ou na Sudesb. As três entidades (ir)responsáveis pelo acontecimento de hoje. Pouco tempo depois da retomada das vendas, os ingressos voltaram a acabar e para piorar a impressora da Outplan quebrou, resultando em mais confusão. A Federação Baiana ordenou a abertura dos portões e quem ainda estava sem ingresso adentrou ao estádio. Eram 40 minutos do primeiro tempo. Um verdadeiro absurdo. O senhor Marcelo Guimarães Filho anunciou que a culpa era da Outplan e que o clube cobrará o ressarcimento do dinheiro perdido com a não venda de ingressos à empresa.
 
Deixando a falta de organização de lado e indo pro jogo, o fato é que os quase 2 mil tricolores que perderam boa parte do primeiro tempo não perderam muita gol - além do principal, o gol. O Bahia voltou a mostrar um futebol de segunda divisão, no caso de segunda sem intenção alguma de chegar à primeira. O time criou pouco e levou sustos desnecessários do fraco Ceará. No segundo tempo a coisa piorou (como sempre!). São Pedro desandou a mandar chuva e o Bahia mais uma vez mostrou-se um time de um tempo só. Fez uma apresentação lamentável e contou com a sorte e com o goleiro Marcelo, salvando sempre que preciso. 

O time segue mostrando um despreparo físico que assusta. Gallo precisa intervir o mais rápido possível. Por sinal, as substituições do treinador são outros fatores a se questionar. Avine entra em todas as partidas substituindo Rubens Cardoso, que não resiste jogar dois tempos. Levando em conta que nenhum dos dois rende muita coisa é preferível entrar em campo com Avine, ao menos o time ganha uma substituição. Outro reserva-titular de Gallo é Alex Maranhão que a cada partida faz questão de mostrar que não é jogador para um time da grandeza do Bahia

Em relação aos titulares, os destaques negativos ficaram com Leo Medeiros, que apesar de ter feito bons passes, segue lento no meio campo e não fornece ao ataque como deveria. Quem também não faz sua sua função é Ananias, que insiste em jogar no lixo as inúmeras chances dadas por Alexandre Gallo. O jogador teve uma péssima atuação e seria substituido debaixo de vaias, porém Leo Medeiros pediu para ser ele o substituido, as vaias apesar de em menor intensidade, continuaram. 


No fim o time comemorou muito os três pontos. Nada mais justo, afinal em um campeonato de pontos corridos cada partida é uma final, porém diante do futebol apresentado a situação parece ser muito mais preocupante. O time não consegue passar ao torcedor a confiança de que é um dos candidatos (e favoritos!) a uma das quatro vagas para subir de divisão. A se destacar, a boa atuação do garoto Marcos na lateral direita, o jogador mostrou personalidade e deu a imprenssão de que sempre que for preciso, Dedé terá um substituto a altura. 

Na próxima rodada, no sábado 30 de maio, o tricolor pega a Portuguesa no Canindé. A Lusa, que hoje venceu o Figueirense em Floripa, é uma das candidatas ao acesso e será um adversário de peso, ideal para que o Bahia comece a mostrar para que veio nesta Série B. Voltando ao torcedor que deu um verdadeiro show mesmo debaixo de chuva, o público pagante foi superior a 8 mil pessoas, contando os cerca de 2 mil que entraram sem pagar (o número exato de não pagantes não foi divulgado), pouco mais de 10 mil torcedores estiveram em Pituaçu. A lamentar, a falta de educação e do que fazer de integrantes da principal torcida organizada do Bahia, que receberam os integrantes da organizada do Ceará com bombas caseiras. Atitude imbecil e que merece ser punida pela polícia e pela Justiça.


Nenhum comentário: