quinta-feira, 19 de março de 2009

Com pouco brilho para o tamanho da constelação, Vitória avança na Copa do Brasil

É, ninguém esperava. Nem o mais cético torcedor do Vitória, ou o mais otimista secador torcedor do Bahia, imaginava que o rubro-negro tivesse tanto trabalho para passar pelo ASA de Arapiraca e chegar à próxima fase da Copa do Brasil. Não que o time das Alagoas fosse sem qualidade ou um "morto vivo", mas sim por ser o seu adversário o Vitória. Líder do Baianão e com o melhor ataque entre os estaduais do país, e com um nível técnico com anos luz de superioridade em relação ao do ASA, era de se esperar que o Vitória passasse pelo menos com a bola rolando. Porém Mauro Fernandes errou na escalação, e se já não tinha a maioria do apoio da torcida e da imprensa, depois de ontem então, complicou-se ainda mais. O treinador escalou o time com três volantes, jogando no Barradão, diante da sua torcida, e contra o ASA de Arapiraca. Os alagoanos não tomaram conhecimento e logo aos 6 do primeiro tempo, fizeram parecer que seria "Dia do ASA". Didira, ASA 1x0. O time rubro negro fazia uma partida muito (mais muito!) apagada, enquanto o ASA perdia chances.

O time do Barradão só melhorou na segunda etapa, quando enfim Mauro Fernandes tirou do banco de reservas o ex-tricolor Rafael Bastos. E foi ele mesmo quem chutou de longe aos 20 do segundo tempo para empatar o jogo. A partir de então o time cresceu, também graças a outro jogador vindo do banco de reservas, Cleiton Domingues. Ainda assim o time levou alguns sustos. Nos minutos finais, os atacantes do ASA conseguiram proezas de perderem gols feitos, com direito a bola na trave. Mas, talvez para sorte do Leão, o jogo terminou, afinal com a bola rolando, era o ASA quem estava mais perto da vaga. O eterno craque Eliseo Godoy, hoje comentarista, dizia ao final dos 90 minutos, que seria uma injustiça o Vitória sair de campo ao final dos dois tempos como vencedor, diante do pífio futebol apresentado. Craque com a bola nos pés e craque com as palavras, Eliseo tinha razão, só que o futebol não tende a ser um esporte dos mais justos (e para o Vitória, ainda bem!).
A vaga foi decidida nas penalidades, e ai brilhou a estrela de Viáfara, ou apagou-se a do goleiro Santos, do ASa, que falhou no gol de empate de Rafael Bastos, não pegou nenhuma cobrança do Vitória e ainda fez a última cobrança do seu time de forma telegrafada, jogando nas mãos de Viáfara. Vitória 5 a 4. Na próxima fase, o adversário será o Juventude de Caxias. A única certeza é de que será preciso bem mais do que o futebol apresentado diante do ASA para decolar nesta Copa do Brasil. A torcida apesar de vibrar com o resultado final, não gostou nada da partida feita pelo time e ensaiou um coro de burro contra Mauro Fernandes.

Domingo tem Bavi, a apresentação ruim de ontem e os ingressos custando valorosos R$30 podem afastar ainda mais a torcida rubro negra de Pituaçu. É esperar pra ver. Hojé é a vez do Potiguar pisar em PituAço, e ai o Bahia terá a obrigação de mostrar a potência do Caldeirão.

Nenhum comentário: