domingo, 8 de março de 2009

Vitória segue líder. Em Pituaçu, o maestro Medeiros comanda as pazes com a torcida

No estádio que leva o nome do saudoso radialista Armando Oliveira, o Vitória jogou somente o bastante para vencer o Camaçari por 2 a 0, pela 13ª rodada, e se manter líder do Baianão, com 33 pontos. Washington, de cabeça, e Nadson, nos acréscimos do segundo tempo cobrando penalidade, garantiram mais três pontos para o Leão. Na próxima rodada, o Vitória recebe o Madre de Deus, no Estádio Pituaçu, às 21h. Enquanto o Camaçari visita o Itabuna, às 20h30. As partidas acontecem nesta quarta-feira.

Já em Pituaçu, com um público de 14.640 torcedores, o Bahia fez de um jogo que todos acreditavam que seria complicado, muito fácil. Comandado pelo maestro Léo Medeiros (Como joga!) - Há tempos o Bahia não tinha tanta qualidade em um atleta de meio campo! - o tricolor venceu por 4 a 1.

O Bahia esteve arrasador desde o começo, e o goleiro Alan começou a mostrar que seria um dos destaques da partida - mesmo levando quatro gols. Patrício fez uma bela jogada e cruzou na cabeça de Léo Medeiros, o goleiro conquistense fez uma defesa fantástica, estilo Gordan Banks contra Pelé na Copa de 70. Mas em seguida após outra jogada de linha de fundo, só que pelo outro lado, Rubens Cardoso jogou na área rasteirinha, Reinaldo Alagoano desviou para o fundo, Alan ainda rebateu mas a bola já havia ultrapassado a linha (em minha opinião!). O lance gerou muita polêmica, os conquistenses reclamaram, mas o arbitro paulista Rodrigo Cintra, fazendo freela pela Bahia, confirmou o gol.

O segundo nasceu de uma cobrança de falta feita através de uma jogada ensaiada que deu errado. Léo Medeiros desfez o erro mandando com categoria no fundo das redes. O terceiro só saiu no segundo tempo, Élton, outro gigante em campo, fez um linda jogada, passou por três (ou quatro?!) adversários e bateu, o goleiro Alan fez outra grande defesa, na sequência Alagoano tentou e Alan pegou de novo, mas no rebote não teve jeito. Beto marcou. E foi o mesmo Beto que fez o quarto, batendo com estilo para encobrir o goleiro do Bode. Alessandro Azevedo diminuiu de falta, num belo gol, para o time do sudoeste. O placar fez o Bahia voltar a viver a lua de mel com o torcedor. Nem na defesa, Élton e Léo Medeiros no meio campo e Beto no ataque, estiveram praticamente perfeitos.

O Bahia caminha a passos, dígamos interessantes de se assistirem. Fernando ainda não passa a confiança que Marcelo conquistou em pouco tempo, e as falhas de marcação - não só por culpa de Rogério - mostraram que Alison fará falta, pelo momento em que vivia, mas nada que um outro bom nome não resolva. Os laterais apoiam muito bem, disso ninguém duvida, mas a idade pesa em certos momentos, ainda assim, a experiência os diferencia, esperemos os próximos capítulos. No meio campo, Gallo parece ter tirado a sorte grande. O treinador tem escalado dois daqueles jogadores que surgiram como promessas e terminaram não 'desencantando' no futebol. Élton surgiu como uma grande jóia no Grêmio, e Léo Medeiros no Cruzeiro, porém no Bahia parecem ter reencontrado o bom futebol, são líderes e fundamentais para o time de Gallo, que ainda conta com o excelente Leandro Makelele e Ananias, promessa da base tricolor que ganhou com o treinador, mais uma grande chance, e esta parece estar aproveitando. No ataque Beto segue arisco, "lépido" como diriam alguns comentaristas baianos, já Reinaldo Alagoano segue contestado, ele não chega a ser um craque, mas vem botando a bola para dentro. Alex Terra já chegou e pode ser uma boa sombra. É o que se espera.

O próximo compromisso do tricolor é na quarta-feira, dia 11, em Feira de Santana, contra o Feirense. Já o Vitória da Conquista vai tentar a reabilitação em casa, no mesmo dia, diante do Colo Colo. Ambos pela 14ª rodada do Campeonato Baiano.

Outros resultados desta 13ª rodada:
Colo-Colo 2 x 3 Feirense
Camaçari 0 x 2 Vitória
Ipitanga 2 x 1 Poções
Atlético 2 x 0 Madre de Deus
Fluminense 1 x 2 Itabuna

A derrota do Fluminense 921pst) (jogando em casa!), somado ao triunfo do Atlético (23pst), fez com que o tricolor feirense deixasse o G4, para dar lugar ao Carcará. As três primeiras posições seguem com Vitória (33pts), Bahia (31pts e um jogo a menos) e Vitória da Conquista (23pts).

Nenhum comentário: