sexta-feira, 20 de março de 2009

Em caso de disparidade faça sem piedade

O título deste post deve ter sido a máxima colocada em prática na noite desta quinta-feira (19/03) , pelo Bahia, que massacrou o Potiguar de Mossoró, por 6 a 1, no estádio de Pituçu - que parte da imprensa passa a chamar (estranhamente) de Monumental do Parque. O Bahia pode ainda não ser o time forte e equilibrado, que impõe respeito diante dos adversário, mas ao menos pode dizer que está no caminho certo. Já o Potiguar, esse com todo respeito, não veio a Salvador disposto a ser qualquer outra coisa que não coadjuvante na festa tricolor. A disparidade era a presença principal da noite. Mais de 11 mil tricolores compareceram ao estádio, um bom público para uma quinta-feira a noite. A expectativa é que o "PituAço" receba mais de 30 mil no Bavi de domingo.

O Bahia começou arrasador e o Potiguar, no alto das suas limitações se defendia. Logo aos quatro minutos, o garoto Hélton Luis, cobrou falta com perfeição, o goleiro do Potiguar, Gideão - que armou mal a barreira- não chegou a tempo. Bahia 1 a 0. Enquanto isso, o Potiguar só deu as caras na área tricolor com quase 20 minutos e ainda assim, sem muito perigo. E logo em seguida, o tricolor conseguiu mais um escanteio - naquela altura (20minutos!) eu já havia perdido as contas de quantos escanteios haviam marcados para o tricolor. Na cobrança Hélton Luis (ele vai mesmo voltar pro banco no Bavi?!) colocou na cabeça de Nem. Bahia 2 a 0. O Bahia ainda abusou de perder gols, Reinaldo Alagoano, irritava a torcida, que já começava a falar no estreante Alex Terra.

Mas veio o segundo tempo, Beto ficou nos vestiários, assim como Elton, para as entradas de Alex Terra e Thiago Carpini. Logo aos 8 minutos, Reinaldo recebu lindo lançamento de Rogério Sodré e marcou. Bahia 3 a 0. No lance seguinte, o goleiro Fernando, que fazia só Deus sabe o que, na meia lua da sua área, foi driblado por Helinho ( o único ser com alguma visão de jogo no time Mossoró) que tocou para o fundo das redes, diminuindo a vantagem tricolor. O gol deu um ânimo extra para o Potiguar, que começou a pressionar.


Porém, aos 15 minutos, o zagueirão Lima, que acabara de receber cartão amarelo, recebeu mais um e foi expulso. Na sequência, o Bahia chegou ao quarto gol com o estreante Alex Terra, que aproveitou cruazamento de Reinaldo Alagoano, depois uma falta batida com extreama categoria por Helton Luis e defendida por Gideão. O Potiguar ainda teve um gol anulado, aos 20 minutos, antes de tomar o quinto, em tabela de Reinaldo Alagoano, que colocou no fundo, com Alex Terra, que entrou muito bem no jogo.

Depois do segundo gol anulado do Potiguar e de mais um jogador expulso, o Tricolor diminuiu o ritmo já pensando no Bavi. Ainda assim fez o sexto com Ávine, aos 42 minutos, completando passe de Reinaldo Alagoano, que no segundo tempo resolveu acordar - talvez temerário com a sombra do estreante. Agora na Copa do Brasil, o Tricolor espera o sorteio para saber em que dia encara o Coritiba, pela segunda fase da competição nacional. Porém o pensamento do campeão brasileiro de 88, é todo voltado para o clássico de domingo.

Com a capacidade máxima do estádio liberada, a expectativa é de casa cheia no Caldeirão de Pituaçu. Empolgação é a palavra da vez no dicionário do torcedor tricolor, e apesar do pé atrás com Mauro Fernandes, o torcedor rubro negro não abandonará seu time, o resultado disso: Domingo tem carnaval azul, branco, vermelho e preto, nas ruas de Salvador.

Nenhum comentário: