domingo, 29 de março de 2009

Uma questão de justiça...com pitadas de altitude

O Brasil não jogou nada. Júlio César pegou tudo e como o jogo foi na altitude deve até ter entrado na moda do "pegou ar". O Equador merecia o gol, mas a bela atuação de Júlio César impedia. Era justo que ele não levasse gol, afinal o bom, mas atabalhoado goleiro do Flamengo se transformou em uma muralha, que eu ousaria dizer que é a melhor do mundo, defendendo a Inter de Milão.

Mas era injusto com o Equador que pressionava a seleção pentacampeã (!!) do mundo. Seleção que tinha no comando dentro das quatro linhas, Ronaldinho Gaúcho (eu juro que ele entrou em campo!), que há poucos anos atrás era o melhor do mundo. O Brasil só se defendia, assistia ao show de Júlio César que assistia à ineficiência de Gilberto Silva, Felipe Melo (?!), Elano e é claro Ronaldinho Gaúcho. Robinho também não apareceu e nem mandou lembranças, já Luis Fabiano se esforçou como sempre. Maicon deixou o campo contudindo, dando lugar a Daniel Alves, que assim como Marcelo, deixou a desejar. A dupla de zaga, Lúcio e Luisão não passou a melhor das impressões, afinal a toda hora Júlio César tinha que se virar.

No segundo tempo, Dunga colocou em campo, Júlio Baptista e no primeiro toque na bola, o Tanque Romano colocou no fundo da redes equatorianas, em um lance de muita sorte (hoje ela foi mais Brasil do que nunca!), a bola bateu na trave, nas costas de Cevallos e entrou. Então era dia dos Júlios no Equador, com direito a piadinha do Galvão. "Não tem mais ninguém ai que se chame Júlio pra entrar não?" Assim o placar em Quito poderia ser traduzido pela palavra INJUSTIÇA, mas futebol não é justo, o que talvez explique a nossa paixão por ele.

Mas, eis que aos 44 minutos do injusto segundo tempo, Júlio César faz mais um milagre, daqueles que nos deixam boquiabertos, pois assim ficaram os defensores brasileiros. Ninguém da zaga afastou a bola defendida pelo goleiro brasileiro, e Noboa ficou na boa (confesso que hoje o Galvão fez piadas prontas geniais!) para colocar justiça no placar, que foi injusto.

A justiça momentânea se deu porque o Equador não merecia a derrota, mas a injustiça se deu com o time de Dunga, que comportou-se como quem pede para perder, ou seja, os rapazer de azul não mereciam sair de Quito com outro resultado que não fosse a derrota.

Mas injustiça mesmo é saber que no final, (como sempre!) a culpa foi da (coitada) altitude e Dunga até achou normal o resultado. Eu também achei, só não achei justo o comportamento de um time cinco vezes campeão do mundo, e também achei bem injusto o fato de Hernanes e Ramirez assistirem de casa a Felipe Melo, Gilberto Silva e Josué. Agora é esperar por quarta-feira, sem esperar por justiça é claro, afinal (graças a Deus!) a decisão é no campo e não nos tribunais (até porque ai poderíamos ter ainda mais injustiças e decididamente este não seria o melhor lugar para tanto.)

Ps: O Chile jogando fora de casa, venceu o Peru e ultrapassou o Brasil na classificação. Quarta-feira, no dia da mentira, entraremos em campo no Beira Rio, na quarta colocação para pegar o Peru, espero que para mostrar um futebol de verdade.

Nenhum comentário: