sexta-feira, 17 de abril de 2009

Considerações tardias e outras que podem salvar

O Zé do Blog do Bahia na Globo.com comentou o seguinte sobre a partida Bahia 0x0 Coritiba da última quarta-feira que culminou com a eliminação do tricolor:

"Muita gente gostou do time, muita gente gostou da postura dos jogadores, muita gente comemorou as duas bolas na trave, muita gente ficou conformada com a eliminação precoce na Copa do Brasil. Eu não. Acho bizarro um time que quer ser grande de verdade, que quer reconquistar o respeito que tinha, se picar logo na segunda fase de um torneio nacional. Também, com uma zaga que não sabe marcar, um meio que não sabe criar e um ataque que não sabe fazer gol, que porra eu queria? Sendo um pouco mais bonzinho com o Bahia e sendo metafórico feito o presidente do nosso Brasil varonil, saímos da Copa, mas acho que a casa já tem uma base pronta para a disputa da Série B. Só falta o acabamento e uma decoração digna da Casa Cor."

Concordo em número e grau com o Zé, não escrevi sobre o jogo devido a problemas de saúde que tive na noite de quarta, mas o amigo João Eça, o Balão escreveu em tom de revolta, o seguinte sobre a partida: "Cheguei a uma conclusão! A torcida é o câncer do Bahia! um time medíocre que nao consegue ganhar do ridículo Coritiba. E o torcedor ainda vai pro rádio dizer que o time foi heroico. Pelo amor de deus....essa história se repete todo ano."

Também concordo, mas só em parte com o que diz Balão. Não creio que a torcida seja o cancêr do Bahia, o cancêr de verdade está lá dentro e sinceramente creio que só sairá quando quiser, ou quando medidas mais drásticas forem tomadas. Eu bobo que sou, cheguei a acreditar que sairiam antes de começar essa nova gestão, mas não, ai estão, mudaram algumas peças, mas a essência permanece. Quem acompanhou no noticiário o que falou sobre gestão o ex-craque Leonardo - vide comentários de Lédio Carmona, Décio Lopes e Emerson Gonçalves - deve ter ficado com água na boca, se foi torcedor do Bahia então...

É preciso mudar a forma de pensar, algumas coisas mudaram para melhor sim, mas ainda há muito a ser feito, o problema está em muito do que dizem Lédio e Décio, é preciso mudar, inovar, profissionalizar e isso é possível. Mas por aqui muitos caminho devem ser trilhados. Se a situação do glorioso Flamengo gera tanta preocupação, imaginem ao Bahia, clube de glórias que "eles" apequenaram. O assunto é delicado, gera reflexão, o atual panorama é triste e me faz ter dores, o que não é bom no procedimento pós operatório, é melhor dormir.


PS: Faltou dizer, que também não foi mil maravilhas, mas diferente do tricolor, o Vitória avançou na Copa do Brasil e agora espera o Guaratinguetá ou o Galo Mineiro nas oitavas.

Nenhum comentário: