sábado, 11 de abril de 2009

Um raio x da 1ª fase do Baianão - Esperando o Round Final

Até aqui a bola rolou em 21 rodadas para 126 jogos. A rede balançou 355 vezes, a média de gols é de 2,8 por jogo. Foram 65 vitórias dos mandantes, 38 dos visitantes e 23 empates. Doze times entraram na disputa pelas quatro vagas nas fase seguinte, três chegam na última rodada garantidos, outros dois disputam a última vaga. Outros três clubes lutam para não cair.

O Vitória chega na última rodada como líder do campeonato com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado. O time rubro negro teve durante a competição três treinadores, Vágner Mancini, Mauro Fernandes e Ricardo Silva, e na fase final terá um quarto comandante, Paulo Cesar Carpegiani. O time da Toca do Leão tem o ataque mais positivo do Campeonato com 54 gols marcados, uma média de 2,57 gols por jogo. Também é do Vitória, o artilheiro da competição, Neto Baiano, com 14 gols.

Com a primeira colocação garantida, o Vitória tem a vantagem de decidir a vaga na final contra o quarto colocado jogando por dois resultados iguais e com a segunda partida sendo realizada no Barradão, vantagem que o time também leva para a final, caso se classifique. O Leão tem ainda a zaga menos vazada, tendo sofrido apenas 11 gols, o que dá ao time de Ricardo Silva a impressionante marca de 43 gols de saldo.
O Bahia é o time de segunda melhor campanha, tendo marcado 41 e sofrido 18 gols, porém o time tricolor ainda não tem o segundo lugar garantido, uma vez que o Flu de Feira, dono de uma brilhante campanha nesse Baianão, ainda pode ultrapassar o tricolor. Para isso, basta que o Flu vença o seu jogo e o Bahia não vença o seu.
Porém, dependendo das suas próprias forças, jogando com o time titular e no estádio de Pituaçu onde ainda não perdeu, o Bahia que enfrenta o Itabuna, que não tem mais aspirações na competição, deve se garantir na segunda posição. Bahia e Fluminense é o primeiro confronto já definido para as semifinais do estadual. Caso seja mesmo o Bahia o time de melhor colocação, o tricolor joga contra o Touro por dois resultados iguais, sendo a primeira no Jóia, e a decisão da vaga em Pituaçu.

Abriga pela última vaga envolve Atlético de Alagoinhas e Vitória da Conquista. O Carcará que se manteve invicto da 7ª até a 19ª rodada tinha a vaga praticamente assegurada, porém perdeu as duas últimas partidas e viu o Bode de Conquista encostar na tabela.

A missão do time de Alagoinhas não é das mais fáceis, apesar de depender das próprias forças, o time terá que vencer o líder Vitória, que jogará com um time misto. O Atlético, que joga em casa, ainda terá a estreia do técnico Ferreira, depois da equívocada demissão de Moisés Alves, responsável direto pela subida de produção do time de Alagoinhas.

Já o Conquista, de quem muito se esperava depois do Baianão do ano passado, não fez um bom começo de campeonato e terminou vacilando em momentos cruciais, porém com os tropeços do Atlético nas últimas rodadas, voltou a ter chances de classificação. Para isto o Bode jogará tudo contra o já classificado Fluminense e ficará na torcida por um tropeço do Atlético diante do Vitória. O dono da quarta vaga será também o adversário do time do Barradão nas semifinais.

Itabuna, Ipitanga, Madre de Deus e Colo Colo apenas cumprem tabela nesta última rodada. Já os outros três times vão entrar em campo com a faca entre os dentes, jogando tudo para continuar na elite do Baianão em 2010.

A missão mais complicada é a do Feirense, que apesar de jogar em casa, vai a campo carregando o peso da lanterna e tendo a obrigação de vencer o Madre de Deus para escapar da Segundona. Já o caçula do Baianão que vem de uma heroica vitória sobre o Bahia, não corre mais risco de cair, já que mesmo que perca seu jogo, não poderá ser alcançado por todos os adversários da parte de baixo da tabela.

Também correm risco, Poções e Camaçari que se enfrentam no Waldomiro Borges, em Jequié. Em caso de vitória do Feirense no Jóia, o rebaixado sairá desta partida, já que Poções e Camaçari são respectivamente, penultimo e antepenultimo colocados.

O Colo Colo apesar da pífia pontução não tem mais chances de rebaixamento pelo mesmo motivo que o Madre de Deus, ainda que perca seu jogo só poderá ser alcançado por dois dos três adversários que lutam para não cair.
Com isso a última rodada será daquelas cheia de emoçãos. Decisão de posições, briga pela última vaga no G4 e luta pelo rebaixamento. Após o apito final, quatro torcidas estarão de olho nas semifinais, uma frustrada com a não classificação. Duas aliviadas e uma outra chorando o rebaixamento. Que venham as cenas do derradeiro capítulo da primeira fase do Baianão 2009.


Nenhum comentário: